Escolhendo Hinos

          Olá!

                Eu lembro que um tempo depois de ter sido batizada, ainda freqüentando a organização da Moças, fui chamada para ser organista da sacramental (Sim, eu tocava órgão com pedaleira e tudo!!) e também era responsável pela escolha dos hinos. Naquela época o hinário oficial que temos agora (versão de 1990) havia chegado recentemente em nossa capela. (Não pensem com isso que sou muito avançada em idade!) Eu recebia os temas do secretário do ramo lá em Santiago (RS), o irmão Antônio Dornelles,  e tinha que prover hinos que confluíssem com o tema dos discursos. Isso não era tarefa fácil, especialmente para uma moça de 15 anos recém conversa que não conhecia quase nada sobre música sacra!! Mas com muita paciência dos meus líderes e com a ajuda da irmã Suzana Durgante (líder de música do ramo e regente do coro), consegui, aos poucos, dar conta do trabalho.  

                Nos anos que se seguiram fui ganhando mais experiência e confiança. Mesmo assim, me deparava com algumas dificuldades:

                  1. O índice de assuntos no final do hinário tem tópicos limitados;

                 2. Há assuntos para os quais, de fato, não existem hinos específicos relacionados (pelo menos não no hinário oficial); Para esses casos entram hinos com temática mais geral, ou de oração e súplica, louvor e adoração…Outra opção é a apresentação especial de uma canção da Igreja (como terceiro hino) que tenha em sua letra uma relação direta com o tema do orador anterior ou posterior. Poderia ser um solo, um dueto ou a apresentação de um madrigal ou coral da ala/ramo.

                3. Cada hino pode ter diversos assuntos relacionados. Há hinos que apenas uma ou duas estrofes relacionam-se com o tema proposto; (eu costumava vasculhar o hinário lendo e relendo dezenas de vezes as estrofes com muita atenção em espírito de oração para encontrar respostas! Ainda assim, cantar apenas algumas estrofes dos hinos deve ser uma exceção e não a regra!)

                 4. Há hinos que se encaixam perfeitamente no tema do discurso, mas ninguém na ala/ramo sabe cantar!!! (depois que a abertura da escola dominical com todos os membros da unidade juntos foi descontinuada, o momento de ensaio de hinos novos perdeu espaço. Hoje, até onde eu sei, a única organização que mantém os 5 minutos de música é a Sociedade de Socorro. O que mais se pode fazer com hinos pouco conhecidos é o pianista/organista tocar o hino por inteiro como introdução, de forma que a congregação tenha chance de se familiarizar com ele!) 

                 Pois bem, depois que o site oficial de música na igreja foi criado as coisas realmente ficaram BEM mais fáceis!!! Que bênção é esse site! Além dos mais variados materiais e recursos disponíveis, eles tem todos os assuntos relacionados aos hinos. O único problema é a maior parte do material disponível no site está em inglês! A boa notícia é que estou trabalhando na tradução. Bem, pelo menos da parte de assuntos relacionados aos hinos.  Já estou na metade de uma super tabela com mais tópicos do nosso hinário oficial. A intenção é ajudar, facilitar o trabalho daqueles responsáveis pelo serviço musical, o que de maneira nenhuma  substitui a ação de ponderar em espírito de oração sobre a melhor escolha!!

                  Depois dessa longa história, só me resta pedir paciência! Aguarde! Tão logo termine, postarei aqui no blog!

            Mirka

Anúncios

12 Respostas

  1. Mirka,
    Para as aulas da Soc Soc, tenho os hinos escolhidos. Se voce quiser sugestao dos meus, fique a vontade, posso de enviar, ok?
    Tenho tambem algumas partituras (e nem toco piano – aprendo teclado). Mas canto no Coral da Cidade.
    Sucesso no seu blog.
    Didi

    • Olá Didi!
      Que bom te conhecer através desse blog!! Isso realmente é maravilhoso!
      Também visitei o teu blog e gostei MUITO!
      Ficaria muito feliz em receber as tuas sugestões dos hinos sim, embora se tu moras nos EUA, pode ser que para alguns não haja versão em português.
      Se não for pedir muito poderias também enviar as partituras??
      Se precisar de alguma coisa para as aulas de teclado, me avise. Talvez possa te enviar algo que te interesse também.
      Um abração e obrigada!!
      Mirka.

    • olá mirka tenho chamado na sociedade de socorro e tambem tenho esta dificuldade para escolher os hinos de acordo com as aulas mas a sua historia eu gostei muito e espero q vc consiga traduzir tudo enquanto isso vou pedindo ajuda ao espirito um abraço.

      • Querida Albaniza,
        Se você trabalha na Sociedade de Socorro, dê uma olhada na barra lateral direita do blog ou na página da Sociedade de Socorro, onde tenho sugestões de hinos para o manual Princípios do Evangelho até dezembro deste ano.
        Um abraço,
        Mirka.

  2. Boa tarde irmã. Parabéns pelo site, descobri ele quando estava visitando o blog do coral da Estaca Ribeirão Pires, e realmente está muito bom. Gostaria de colaborar, tenho duas tabelas que talvez sejam úteis. Uma é uma correspondência de hinos entre alguns idiomas, e uma tabela com os hinos que estão gravados nos novos pianos eletrônicos das novas capelas, como eles estão em inglês eu fiz a correspondência de alguns. Se interessar é só entrar em contato.

    • Olá Eduardo!
      Fico muito feliz com sua visita. Estou aberta a sugestões e contribuições são muito bem-vindas!!!! A tabela de idiomas é a mesma que tem no site oficial de música na igreja?? Quanto a tabela dos hinos gravados nos novos pianos eletrônicos, sim, por favor, envie!!! Seria muito útil!! Desde já agradeço muitíssimo!
      Um agrande abraço,
      Mirka.

  3. Mirka que coisa maravilhosa estás fazendo para nós. Parabéns e que Deus te dê muitas bençãos pois tu as merece.Um beijo grande

  4. A paz do Senhor, tudo bem?

    me ajude, preciso saber algumas dicas básicas de curso de regência ( Sou regente dos Adolescentes da minha Igreja ) e admiro muito que utiliza de tecnica para este particular, claro, sabemos também, que tem pessoas com o dom de reger…não sei se é meu caso…rsrs..

    Aguardo…Deus Abençõe.

    • Olá Glaucia,

      O que tenho dosponível para ajudá-la são as vídeo aulas e a apostila de regência. Isso já está disponível aqui no blog e logo, logo devo dar continuidade ao curso com mais vídeo aulas. Espero que isso seja útil para você.

      Um abraço,

      Mirka.

  5. Mirka
    vc vai colocar sugestoes para as aulas de ensino do evangelho , das liçoes 25 em diante ?

  6. adorei os hinos para os principios do evangelho !
    obrigada por compartilhar seu talento
    andreia
    Brasilia

    • Olá Andreia
      Obrigada pela visita!
      Que bom saber que as sugestões de hinos para o Manual Princípios do Evangelho serão úteis!
      Um abraço pra você!
      Mirka.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: