Aulas 1-5

AULA 1

Clicar nos exemplos musicais (em azul) para ouvir e sentir o rítmo:

1. Canon de Pechelbel                                                                                                                  Sugestão de Atividade: ouça um trecho da música, sinta o ritmo e caminhe  pela sala, ou melhor ainda: dance pela sala!!

2. Primavera das Quatro Estações de Vivaldi                                                                  Sugestão de Atividade: ouça um trecho da música, perceba o ritmo e caminhe pela sala ou bata palmas.

3. Alla Turca de Mozart                                                                                                        Sugestão de Atividade: ouça um trecho da música, sinta o ritmo e bata palmas.

  •  Para ter acesso ao arquivo pdf do Curso de Regência clique aqui
  • Para ter acesso aos arquivos de áudio, clique aqui

 ——————————————————————–

AULA 2

Aula #2 Parte 1

Aula #2 Parte 2

——————————————————————–

AULA 3

Aula # 3 parte 1

Aula # 3 parte 2

  • Estude a página: 8 do  Curso de Regência
  • Para ouvir os arquivos de Audio: clique aqui
  • Tenha acesso a um metrônomo virtual e escolha diferentes hinos do hinário para identificar o andamento. (Veja os números logo abaixo do título, do lado esquerdo, ao lado da palavra indicadora de caráter)

——————————————————————–

AULA 4

Slides Aula #4 – Figuras Musicais

 

Jogo da Memória das Figuras

Curso de Regência Aula #4 – Parte I

Curso de Regência Aula # 4 – Parte II

  • Estudar: Curso de Regência páginas 10 a 15.

——————————————————————–

AULA 5

Aula # 5 Parte I

Aula # 5 Parte II

 

 

Anúncios

25 Respostas

  1. Olá.
    Gostaria de saber como podemos contar os tempos quando a fórmula de compasso é de 9/8. Andei pensando como regê-lo e acredito que dá para ser feito como 3/4. Essa fórmula de compasso encontra-se no hino 26 na parte do côro.

    • Querida Luciene,
      Depois de um “século” (desculpe tanta demora!!!!) estou eu aqui pra te responder a essa pergunta. Os compassos com numerador 6, 9 e 12 são chamados de compostos. O com numerador 6 é o binário composto, o com numerador 9 é o ternário composto e o com o numerador 12 é o quaternário composto. Sendo assim, sua escolha de conduzir o 9/8 com o gestual do ternário simples, 3/4, está correta.
      O hino 26 ( O Mundo Desperta) é um dos mais difíceis de serem regidos no hinário. Porque, embora ele mantenha a mesma métrica (ternário simples 3/4 e depois ternário composto 9/8), ou seja, o gestual será o mesmo, a velocidade do gesto mudará muito. Na primeira parte que é 3/4 você estará regendo em andamento rápido e na segunda parte em andamento bem mais lento. Você deve cuidar também que a entrada é sempre no terceiro tempo (anacruse). Espero que tenha ajudado,
      Um abração,
      Mirka.

  2. Bom Dia…

    Eu Adoro os Vídeos….
    Parabéns pela iniciativa…
    Parabéns mesmo…
    Estou aguardando ansiosamente pela aula 6…

    Atenciosamente
    Raudney Santos, Pernambuco.

    • Olá Raudney!
      Que bom que vocês está aproveitando as aulas. Gostaria de ter mais tempo livre para trabalhar no blog, especialmente para fazer os vídeos. Vamos ver agora com esses dias de férias de trabalho se consigo acelerar mais as coisas por aqui! Continue visitando e um abraço pra você e toda essa gente boa de Pernambuco!
      Mirka.

  3. Olá
    Parabéns pelo site. É de grandíssima utilidade. Deus abençoe o trabalho, o esforço e a dedicação de quem abre o coração e as mãos para espalhar luz e harmonia atrages da música.

    ABração fraterno

    José Torres

    • Olá José!
      Obrigada por sua visita. Fico muito feliz que você tenha gostado do blog. Espero que o conteúdo postado aqui possa te ser útil.
      Um abraço,
      Mirka.

  4. MEU NOME É ROSÂNGELA, ESTOU GOSTANDO MUITO DAS AULAS DE REGENCIA. FIZ 2 ANOS DE CANTO PRÁTICO E TEÓRICO E AGORA ESTOU FAZENDO TECLADO. FUI ESCOLHIDA PARA REGENTE NA IGREJA ONDE CONGREGO, SURGIRAM MUITAS DUVIDAS. PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO ACHEI ESTE SITE.
    QUERO SABER COMO POSSO CONSEGUIR A APOSTILA DO CURSO?
    OBRIGADA!

    • Olá Rosângela!
      Obrigada por sua visita. Em qual Igreja você congrega? O livro é geralmente vendido nas lojas do Templo e é totalmente voltada à regência dos hinos SUD, mas tenho certeza de que os conhecimentos gerais de leitura de partitura e gestual poderão ser inteiramente aproveitados. Você é de qual cidade? Tem algum amigo Sud que possa ajudá-la a adquirir esse material??
      Se quiser pode também ter acesso ao arquivo virtual. Acesse o link: http://www.lds.org/cm/pdf/conducting/CursoDeRegencia_33619_por.pdf
      Sucesso nas aulas de teclado!
      Um grande abraço,
      Mirka.

  5. ola mirka eu adoro musica eu nao me formei em nada desse tipo mas tenho paixao por isso e adoro aprender voce poderia explicar em algum dos seus proximos videos sobre o compasso 3/4 e muda para 9/8 no hino o mundo desperta, obrigada e otimo trabalho

    • Oi Andreia
      Certamente tratarei futuramente nos vídeos sobre os hinos mais complicadinhos de reger, como O Mundo Desperta. De qualquer forma te deixo aqui a explicação que dei para outra leitora do blog sobre o mesmo assunto:
      Os compassos com numerador 6, 9 e 12 são chamados de compostos. O com numerador 6 é o binário composto, o com numerador 9 é o ternário composto e o com o numerador 12 é o quaternário composto. Sendo assim, sua escolha de conduzir o 9/8 com o gestual do ternário simples, 3/4, está correta.
      O hino 26 ( O Mundo Desperta) é um dos mais difíceis de serem regidos no hinário. Porque, embora ele mantenha a mesma métrica (ternário simples 3/4 e depois ternário composto 9/8), ou seja, o gestual será o mesmo, a velocidade do gesto mudará muito. Na primeira parte que é 3/4 você estará regendo em andamento rápido e na segunda parte em andamento bem mais lento. Você deve cuidar também que a entrada é sempre no terceiro tempo (anacruze). Espero que tenha ajudado,
      Um abração,
      Mirka.

  6. Oi Mirka, seu blog é nota 10.
    A-DO-REIIII!!!!!
    Muito lindo o seu trabalho aqui na internet assim como na vida real.
    Que o Senhor abençoe sempre a você e sua família com este talento musical que vocês já possuem e possam evoluir ainda mais a cada vez que fazem esta doação às pessoas a sua volta (real ou virtual).
    beijos.

    • Obrigada NEIDE, querida!

  7. Querida Mirka,

    muito obrigada por sua iniciativa!!!!!!
    tem me ajudado pra caramba, só tenho a agradecer e a pedir: Por favor não pare!!!

    obrigada

    Tamyres, Aracaju

    • Querida Tamyres,

      Obrigada por seu apoio! Fico MUITO feliz em saber que o blog está sendo útil a tantas pessoas!
      O meu tempo é realmente BEM limitado, mas vou fazer o que puder para manter o blog no ar e assim que der…voltar às aulas de regência.

      Um abração,

      Mirka.

  8. Qndo vai começar as aulas do curso de Regência novamente? EStou anciosa para aprender mais…
    bjsss

    • Querida Rutcheli,
      No ano passado você enviou uma mensagem para o Blog solicitando a continuação das aulas de regência.
      Pois bem, não tenho palavras para expressar minhas mais sinceras desculpas pela demora, mas finalmente as aulas voltaram.
      A primeira parte da aula 6 já está disponível no blog e nas próximas semanas darei sequência às lições.
      Espero que ainda possa ser útil para você.
      Mais uma vez desculpe.
      Um abraço cordial,
      Mirka.

  9. Olá,
    sou muita grata por sua atitude de dar as aulas,
    eu começei a pouco tempo a fazer piano..mas devido estar ensinando musicas para as crianças na primaria, tive a necessidade de obter conhecimento mais rapido..Aguardo a aula 6..
    Obrigada
    abraços

    • Querida Letícia,
      No ano passado você enviou uma mensagem para o Blog Música na Igreja SUD solicitando a continuação das aulas de regência.
      Pois bem, não tenho palavras para expressar minhas mais sinceras desculpas pela demora, mas finalmente as aulas voltaram.
      A primeira parte da aula 6 já está disponível no blog e nas próximas semanas darei sequência às lições.
      Espero que possa ser útil para você.
      Desejo sucesso em seu trabalho na Primária de sua Ala.
      Um abraço cordial,
      Mirka.

  10. Muito bom o seu site! Obrigada por disponibilizar seu tempo para ensinar! Está me ajudando bastante, pois irei reger nas moças, agora que uma laurel, que era a antiga regente, foi para a soc soc. E tbm me ajuda a cumprir com os valores do PP.
    Abraço ^^ e Parabéns!

    • Olá Nathália!

      Infelizmente não tenho postado nada que seja especificamente para as Moças, mas fico feliz que o material do curso de regência e outros postados aqui sejam úteis para você servir melhor na Igreja e alcançar suas metas do PP.

      Um abraço e obrigada pela visita,

      Mirka.

  11. Mirka !!!!

    Cadê a Continuidade do Curso de Regência???
    Tenho Certeza que não só eu, mais tem um montão de gente esperando o Vídeo da Aula 6…
    Mais Uma Vez, Obrigado pelas dicas!! tenho certeza que muitas pessoas tem se beneficiado com essa maravilhosa iniciativa de publicar artigos de Musica, e idéias da Primaria e da Sociedade de socorro !!

    Estamos Aguardando a próxima Aula de Regência…

    Felicidades…

    Raudney Santos

    • Raudney!
      Não tenho palavras para expressar minhas mias sinceras desculpas pela demora em voltar a postar as aulas!
      Bem, finalmente elas voltaram. A primeira parte da aula 6 já está no ar e outra já estão a caminho para as próximas semanas.
      Um abraço,
      Mirka.

  12. Ola, estou gostando muito das aulas de regência, que Deus continue te abençoando nesse projeto, e abençoando todos os que como eu, estão se beneficiando.. Aguardo a próxima aula, mas a princípio, Obrigada!!

    • Querida Monick,

      Obrigada por sua visita ao blog. Fico muito feliz em saber que você está aproveitando as aulas de regência.
      Já postei a primeira parte da aula 6! Continue visitando e acompanhe.
      Um grande abraço,
      Mirka.

  13. Olá!
    Os colchetes também servem para o tom que a regente irá dar para a congregação?
    Posta mais videos. Faz falta. Muito obrigada por estar ajudando as pessoas com música.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: