Música na Soc Soc – Reflexões e Materiais

Pessoal,

Atualmente sirvo como pianista da primária da minha ala, mas durante muito tempo trabalhei como diretora de música e pianista da Sociedade de Socorro,organização pela qual nutro graaaaande amor. Ainda assim…devo confessar que nem sempre foi fácil…muitas vezes não havia ninguém pra reger e tinha que chamar uma irmã de última hora (nada recomendável) . Na maioria das vezes uma missionária caía de paraquedas aos “44 do segundo tempo”! Estresse total!

Quando servi em Porto Alegre, na saudosa Ala Moinhos de Vento, tive a preciosa ajuda da querida irmã Amanda Grahl, a qual sou muita grata pela paciência que teve com a minha total falta de talento para liderar! E no Rio, na Ala Botafogo, contei com minha amiga Susi Brazil! De qualquer forma, mesmo depois de ter uma regente fixa, realizei cursos de regência, pretendendo com isso, contar com mais irmãs para servir. Aquelas mais adiantadas nas aulas íam fazendo seu “estágio” regendo o primeiro ou o último hino. Além disso, as iniciantes ao piano ou teclado eram chamadas para fazer o prelúdio ou tocar um dos hinos no hinário simplificado. Isso fazia com que muitas irmãs pudessem participar. Era ótimo! Algumas delas não tinham chamado na Igreja e essa era uma ótima oportunidade para servir!

Para manter tudo isso sob controle e organizado foi feito o seguinte:

  1. Após uma pesquisa cuidadosa, foi feita uma lista de todas as irmãs que sabiam reger e tocar e seu nível de conhecimento e experiência musical. Nessa lista havia o nome e o número de telefone para contato;
  2. Foram confeccionados convites com o dia que deveriam tocar ou reger e o número do(s) hino(s). Esses convites eram distribuídos com a devida antecedência. (Para isso, os hinos deveriam ter sido previamente escolhidos) Dessa forma, as irmãs tinham tempo para praticar, tirar dúvidas com a diretora de música e ensaiar com a pianista para combinar andamento e entradas;
  3. Era feita uma tabela com o serviço musical naquele mês contendo o nome das regentes e pianistas e os hinos. Na sexta ou no sábado, as irmãs recebiam uma ligação para reforçar que chegassem no horário, especialmente se fossem tocar o prelúdio, e/ou reger ou tocar o primeiro hino. Caso não pudessem comparecer, haveria tempo de convidar outras pessoas. Isso aumentou o comprometimento com a tarefa e diminuiu muito a surpresa da irmã não aparecer e esquecer de avisar!
  4. Ao final, aquelas que haviam tocado ou regido recebiam um cartãozinho de agradecimento.
  5. Algumas irmãs que não tinham chamado, mas poderiam ter uma responsabilidade, ajudavam a entregar os convites e os cartões de agradecimento. Elas também faziam as ligações para confirmar a presença e o horário.

Sei que isso parece dar muito trabalho, mais do que se houvesse apenas uma pianista e uma regente fixas. Mas acreditem, quando cada peça dessa engrenagem funcionava, não ficava pesado para ninguém, um número maior de irmãs tinha a oportunidade de servir e desenvolver o seus talentos, e o melhor: tínhamos um serviço musical de qualidade!

Espero que essa experiência possa ser útil. São apenas idéias…Por favor, se você tem outras sugestões sobre a música na Sociedade de Socorro, compartilhe deixando seu comentário após esta postagem!

Um grande abraço,

Mirka.

8 Respostas

  1. Uaaaaaaaauuuuuuuu quanta ideia legaaaaal!!!!!!! Tão simples… porque não pensei nisso antes… risos…
    Obrigada por compartilhar!!!!!
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    • Oi Ana,
      Que bom que você gostou. Espero que possa dar certo aí na sua Soc Soc.
      Beijos,
      Mirka.

  2. Adoreeeeeeeeeei os convitinhos!!!! TODOS liindooos!!!!! Já copiei e vou utilizar… risos… OBRIGADAAAAAAAA!!!!!!!
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    • Que BOM, Ana!
      Obrigada!!

  3. Senti saudade!!! Vc sempre tem ideias maravilhosas para nos ajudar!!

    Muitíssimo obrigada!

    • Querida Vanessa,

      Também senti saudades de blogar!! É ótimo estar de volta. Obrigada pela sua visita e pelo carinho. Fico muito feliz em saber que os materiais aqui postados estejam sendo úteis.

      Um grande abraço,

      Mirka.

  4. Olá Mirka!!!

    Uma amiga minha aqui de curitiba havia me falado que tu tinha comentado de mim no Blog. Quando ela falou nem acreditei!! hahahaha… Tu sempre teve talento pra liderar sim e foi um enoorme prazer ter meu primeiro chamado na soc.soc. ao teu lado!! Tenho certeza de que aprendemos e crescemos muito juntas.

    Muito obrigada por teu exemplo de perseverança e grande talento que pode compartilhar conosco enquanto esteve na Ala 1.

    Beijoosss e mantenha contato

    Atualmente: Amanda Noronha 😉

    • AMAAAAANDA!
      Em primeiríssimo lugar desculpe pela LONGA demora em responder tua mensagem aqui no blog. Fiquei algum tempo sem acessar e também acumularam muitas mensagens para responder. Agora tô aqui tentando colocar as coisas em dia.
      Nossa, que legal receber tua mensagem, agora sra. Noronha!
      Fico muito feliz em saber que puder servir contigo na Sociedade de Socorro lá da Ala 1. Tua ajuda lá foi preciosa mesmo.
      Obrigada pelo carinho e um beijão pra ti!
      Mirka.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: