Hinos de Páscoa: Partituras e Arranjos!!

Olá para todos!!!                      

Ainda faltam 7 semanas para o Domingo de Páscoa, mas certamente muitas alas já estão preparando algum hino especial. Para quem ainda não começou, trago aqui algumas sugestões para piano solo, dueto e piano, coro e piano!!

As partituras abaixo foram tiradas de sites nos quais os membros disponibilizam gratuitamente os arranjos e permitem seu uso, desde que para fins não comerciais.  Clique no título do hino para ver e baixar o arranjo e no nome do arranjador para ver mais opções de músicas. Alguns deles já têm hinos traduzidos para português, mas a maioria só traz a letra em inglês mesmo. Para esses tive que mexer num outro programa para fazer a devida adaptação. Iinfelizmente, por causa disso, ficaram com a qualidade da imagem um pouco prejudicada. Sugiro que quando feita a impressão não seja no modo “rápido”.

Na hora de selecionar a música para o coro ou grupo vocal/instrumental da sua ala, é importante levar em consideração o recurso humano disponível. Se a ala/ramo dispõe de um pianista e/ou um regente experientes ou já tem um coro regular, pode-se optar por arranjos mais elaborados. Mesmo quando as pessoas não tem muita experiência cantando em vozes, mas o pianista  “dá conta do recado”, é possível trabalhar com um arranjo que seja mais complexo para o piano e facilitar para coro, que pode fazer em uníssono ou alternando vozes femininas com masculinas. Isso já fica BEM BONITO, de verdade!! Coisas simples e feitas com empenho e coração podem produzir resultados maravilhosos e muito espirituais. A questão é ser flexível, modificar aqui e ali, fazer adaptações musicais para atender a cada situação.

Outra questão importante a ser levada em consideração na hora de escolher o hino especial é ponderar sobre o ambiente que se quer criar. É interessante refletir sobre o caráter.  Os que são  jubiloso e enérgicos podem elevar tanto quanto os reverentes e calmos, mas certamente produzem estímulos que nos influenciam (positivamente) de forma bem distinta! Pense nisso…

Dos 7 arranjos que eu selecionei, dois são meus preferidos: “Eu Sei Que Vive Meu Senhor“, que é de uma simplicidade cativante e está tão bem concebido! Ele foi escrito para vozes femininas (dueto, ou coral), mas poderia ser adaptado para vozes femininas e masculinas, nesse caso o contracanto na segunda página ficaria com as mulheres. O outro é o arranjo de  “Assombro Me Causa”  com “Jesus Alegria dos Homens” de J.S.Bach. Ficou diferente e muito bonito. Realmente me surpreendeu!! 

Mirka.   

  • PIANO SOLO

Assombro Me Causa – Piano Solo (I Stand All Amazed)

Caráter: Suavemente Sempre  –  Dificuldade: Para pianista experiente   –  Arranjo: Sally De Ford 

 

Careço de Jesus – Piano Solo (I Need Thee Every Hour) 

Caráter: Com Fervor (Indicação do Hinário Oficial) – Dificuldade: Para pianista experiente – Arranjo: Linda Pratt

  • DUETO

 Eu Sei Que Vive Meu Senhor – Dueto (Para vozes femininas e piano)

Caráter: Calmo – Dificuldade: Fácil (tanto para o piano quanto para as vozes) – Arranjo:  Ralph B. Woodward(publicado na revista New Era em janeiro de 2000)

 

  • CORO (SCTB) e PIANO

Assombro Me Causa-Jesus Alegria dos Homens – SCTB e Piano

Caráter: Meditativo (Indicação do Hinário Oficial para “Assombro Me Causa”) –Dificuldade: O pianista deve ser experiente; a parte do coro é intermediária – Arranjo: J. Ashley Hall

 

Cristo É Já Ressuscitado – SCTB e Piano

Caráter: Com Dignidade (Indicação do Hinário Oficial) – Dificuldade: Para pianista e coro experientes –       Arranjo: J. Ashley Hall

 

Vinde a Mim – SCTB e Piano

Caráter: Reverente (Indicação do Hinário Oficial) – Dificuldade: Para pianista experiente; a parte do coro é relativamente fácil – Arranjo: Linda Pratt

 

Cristo Já Ressuscitou  (para coro, piano e contrabaixo acústico)

Caráter: Exultante (Indicação do Hinário Oficial) – Dificuldade: Para pianista e coro experientes; a parte do contrabaixo é acessível – Arranjo: J. Ashley Hall

 

 

 

Anúncios

Uma resposta

  1. Muito obrigada pelas partituras irei iniciar os ensaios na minha ala ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: